sábado, 8 de maio de 2010

Localização Geográfica e Caracterização da Comunidade Local da Escola

Latitude: 22°40’56.6”
Longitude: 47°46’22.2”
Altitude: 469,9929 m
Referencial de Nível do IBGE: Nº 2877 U
A Escola Estadual “Prof. José Martins de Toledo”, está localizada no Distrito de Ártemis, na região rural da cidade de Piracicaba, distante do Centro da Cidade aproximadamente 15 km. Na Rodovia Piracicaba - São Pedro (SP 304). O Distrito conhecido por Porto João Alfredo foi fundado em 1889 com a inauguração da via férrea que fazia uma interligação com hidrovia do Rio Tietê através dos barcos a vapor, hoje infelizmente está totalmente desativado.
As casas possuíam fossa séptica e não havia água encanada, chegando no Distrito através de atendimento comunitário em torneiras colocadas em algumas esquinas, somente após o início da década de 1970, que o bairro ganhou a rede pública de esgoto e encanamento nas casa. Hoje, é servido por uma boa infra-estrutura, com asfalto em quase toda região, possui linhas de ônibus urbano que liga os bairros próximos com o centro da cidade, uma boa iluminação pública, coleta de lixo, fornecimento de água e um bom atendimento comercial como: supermercados, farmácia, padarias e locais de prestações de serviços (tais como: eletricista, encanadores, cabeleireiros, etc.). No que diz respeito ao atendimento social, a comunidade possui: um posto de Saúde, Creche, Emec, Centro Comunitário e Centro Esportivo.
Com o rápido crescimento urbano, surgiram vários bairros adjacentes, principalmente de chácaras e condomínios.
A comunidade local é formada por um grupo bastante heterogênico, sendo que, existem vários trabalhadores de classe média e baixa, e muitos prestadores de serviços da zona rural. Apesar do Distrito possuir locais destinados a praticas de esportes, é extremamente carente no que diz respeito a laser e a projetos voltados para a ocupação de jovens da comunidade, deixando-os na ociosidade. Nossa escola é um dos pontos de encontros deles principalmente aos finas de semana com o projeto Escola da Família.

Nenhum comentário: