sábado, 8 de maio de 2010

História da Escola

“ESCOLAS REUNIDAS MISTA E MASCULINA RURAL DE JOÃO ALFREDO” – esse era o nome sob o qual funcionava o único meio de instrução local. Situada em duas salas incorporadas à Estação Ferroviária da Sorocabana, no Distrito de Artemis ou Porto João Alfredo, como era conhecido. As mestras vinham de Piracicaba para lecionar. Foi fundada em 19 de março de 1932, sendo transferida para o Bairro da Bimboca em Piracicaba, a 15 km de distância, em 25 de abril de 1939, mesmo assim, conforme alguns relatos, algumas salas continuaram funcionando, porém, sem documentação ou registros escritos. Esse órgão de ensino, mais tarde deu lugar ao Grupo Escolar, criado em 15 de Dezembro de 1964, conforme Diário Oficial, e passou a funcionar em um terreno doado pelos Cenedese, uma família tradicional da localidade.Usando o nome de “GRUPO ESCOLAR DE ARTEMIS” até 1966, e em 1967, conforme anotado no livro de Termos de Exames, a escola passou a chamar-se GRUPO ESCOLAR PROFESSOR JOSÉ MARTINS DE TOLEDO.
Em 01 de Agosto de 1971, como parte de uma das comemorações do aniversário da cidade de Piracicaba, a escola mudou-se para o prédio novo, recém construído, com seis salas de aula, localizado a rua cinco, s/nº, no então Bairro de Artemis, com uma grande festa de inauguração, contando com a presença de autoridades locais e do Cel. Rubens Resstel, representando o Governador do Estado de São Paulo.
A escola, ainda hoje, encontra-se localizada neste mesmo endereço, porém agora, totalmente remodelada e adequada para atender aproximadamente 1100 alunos. O seu nome oficial agora é: ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ MARTINS DE TOLEDO.

Nenhum comentário: